Instrumentos

No espaço abaixo poderá encontrar algumas informações básicas acerca de alguns dos instrumentos leccionados na nossa escola!

Violino

O violino é um instrumento muito antigo e versátil presente em diversas culturas do mundo. É dos instrumentos com tradição mais rica e uma excelente opção para quem quer aprender música uma vez que existem inúmeras peças e métodos escritos para ele. O som é produzido através da utilização de um arco e crina de cavalo.

Piano

O piano é um instrumento de teclas que permite tocar facilmente várias notas ao mesmo tempo, sendo por isso possível tocar os mais diversos estilos de música. Possui uma riquíssima tradição e graças à sua versatilidade é dos instrumentos mais tocados em todo o mundo.

Guitarra clássica

A guitarra clássica, (também chamada viola no fado e violão no Brasil) é um instrumento de cordas de nylon derivado do alaúde. Actualmente é utilizada em géneros de música como clássica e bossa nova. Tem como parentes próximos a guitarra de flamenco e a guitarra acústica (utilizada em folk, pop e rock).

Ukulele

O ukelele é um instrumento de cordas havaiano com um som muito característico. Descendente do cavaquinho português, possui 4 cordas e devido ao seu tamanho e número de cordas reduzido pode ser usado como alternativa para iniciar crianças muito novas que queiram aprender guitarra.

Flauta transversal

A flauta é um dos instrumentos mais antigos, havendo registos de flautas com cerca de 40.000 anos. A flauta transversal é um instrumento cromático moderno e muito utilizado na música ocidental, o seu som doce e grande extensão tornam-na num instrumento muito versátil e divertido de tocar.

Saxofone

O saxofone é um instrumento de sopro muito popular, criado no século XIX, é um instrumento bastante recente. É muito conhecido no mundo do jazz e música ligeira. O som é produzido através da vibração de uma palheta, pertencendo por isso enquanto instrumento à família das madeiras. Os tipos mais comuns são o barítono, tenor, alto e soprano, diferindo entre si pelo tamanho e afinação.

Tin whistle

O Tin Whistle é um tipo de flauta diatónica bastante utilizado em música tradicional irlandesa e escocesa. Geralmente é fabricado em latão, embora hajam também versões em madeira, existem várias tonalidades, a mais comum é em ré. 

Alguns exemplos famosos do som deste instrumento podem ser encontrados nas músicas Concerning Hobbits do filme Senhor dos anéis e na canção My heart will go on do filme Titanic.

Gaita de foles

A gaita de foles é um instrumento diatónico ligado à música tradicional de vários países. O tocador enche um saco com ar que por sua vez faz soar através de palhetas o roncão (nota grave) e o ponteiro (notas agudas).

Canto

Sendo a voz um instrumento que acompanha a humanidade desde o seu berço, tem uma enorme importância no mundo musical e é por isso o foco principal de diversos estilos musicais. Assim como acontece com os estudantes de outros instrumentos, também a voz requer um estudo metódico para que atinja o seu potencial.

Kalimba

A kalimba é um instrumento africano feito de madeira que possui dentes metálicos que produzem uma nota quando tocados. O seu som é parecido com uma caixa de música, as kalimbas podem ter diversos feitios e afinações. Tradicionalmente é um instrumento diatónico mas com a sua crescente popularidade hoje em dia já existem versões cromáticas.

A caixa de música está localizada em Alenquer.

Venha visitar-nos!

Rua Triana 128 2580-373 Alenquer / acaixademusica@hotmail.com

Tlmv: 967 677 770

Horário

Domingo–segunda: Fechado
Terça–quinta: 10:00–21:00
Sexta-feira: 14:00–21:00
Sábado: 10:00–18:00

© 2018 por A Caixa de Música. 

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle